É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

10 de fevereiro de 2011

Um pouco de História: Vinho do Porto Fonseca 1822

A Firma foi fundada em 1822 com a aquisição da empresa Fonseca & Monteiro por Manoel Pedro Guimaraens.

Pouco tempo depois Manoel Pedro Guimaraens, adepto da causa liberal, foi forçado a fugir de Portugal escondido num casco vazio de vinho do porto. Sediada em Inglaterra desde então a empresa regressa a Portugal em 1927.

A Fonseca cresceu rapidamente em reputação e importância e em 1840 tinha-se transformado na segunda maior exportadora de Vinho do Porto. Em 1847 o primeiro Vintage da Fonseca foi exportado para Inglaterra.

Manoel Pedro Guimaraens,
Fondador de Fonseca Guimaraens
Desde a sua fundação, as sucessivas gerações da família Guimaraens mantiveram a reputação da empresa. O trineto do fundador, Bruce Duncan Guimaraens, supervisionou as extensas propriedades no Douro de 1955 a 1995. O seu filho, David Guimaraens é actualmente o enólogo chefe e o responsável pelos consideráveis stocks de vinho do porto que estão a envelhecer em Vila Nova de Gaia.

Hoje, a Fonseca ocupa uma posição líder como produtor de vinhos do porto envelhecidos em casco e é uma das principais casas de vinho do porto vintage.



A Fonseca Guimaraens continua a ser uma das empresas líderes do sector do vinho do porto. A casa Fonseca mantém a sua posição de líder na produção de Vinhos do Porto e mantém a sua constante busca de qualidade, complexidade e estrutura.

Hoje, a Fonseca Guimaraens é ainda uma empresa familiar com um estilo muito próprio produz vinhos com uma estrutura, intensidade, cor e um equilíbrio que perduram durante décadas

Pouquíssimas casas de vinho do Porto têm um prestígio comparável à legendária Fonseca Guimarães, que, desde 1822, elabora alguns dos mais complexos exemplares do Porto. A marca é considerada uma das quatro melhores produtoras desse vinho pela imprensa especializada e foi indicada pelo temido crítico Robert Parker uma das melhores do mundo em seu livro The World’s Greatest Wine Estates. Parker destaca que se trata do “mais exuberante, expressivo e exótico” de todos os vinhos do Porto, com seu “inconfundível aroma de especiarias”.





Não tenho como comprovar meu parentesco com estes profissionais,(se é que existe algúm), mas sei que de alguma forma algumas gotas desse sensacional vinho corre em minhas veias, a sofisticação é nata...

Dedico este Post ao Dr Sidney,
grande profissional e amigo, que dentre todas as qualidades,
 está a generosidade e paciência, sei bem o quanto é,
principalmente paciente...
Agradeço hoje e sempre por todos os momentos em que me atendeu
e ainda me atenderá nos momentos de dúvidas,
me aconselhando e guiando sabiamente no caminho certo.
Obrigada amigo.
Karla Fonseca

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...