É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

12 de junho de 2011

Papo de Menina... Combinado Descombinado...

Vamos combinar!!!

Sair com as amigas é muito bom, principalmente quando a programação do passeio é divertida e cheia de papo gostoso...

Mas há os imprevistos e nem sempre são agradáveis!

Nesta última semana, dois episódios distintos ocasionaram duas situações por deveras chatas, mas que podiam ser contornadas de formas diferentes... Vamos refletir!!!


A primeira situação:

Uma amiga convida a outra para um cinema, as duas vão juntas.

A programação foi para assistir um dos filmes apresentados, entre os Dez longas-metragens franceses inéditos no Brasil que integram o Festival Varilux de Cinema Francês, realizado anualmente e que são muito concorridos. A mostra reúne filmes que passaram pelo circuito de festivais internacionais.

Entretanto, ao chegarem no local da apresentação, a ideia era antecipar a compra das entradas a fim de não ser necessário enfrentar filas.

Entradas compradas, vamos passear um pouco até o horário da sessão. E foi então que a primeira situação ocorreu.

A amiga que convidou, também convidou uma terceira amiga, contudo, não comprou as entradas para ela, então, ao se encontrarem, seguem as três para a compra da terceira entrada e acontece da sessão estar esgotada.

Bom, o que você faria? É elegante ou mesmo correto com a terceira amiga, seguir para assistir ao filme? Ou desistir do filme é a melhor solução?

Acontece que nem sempre uma relação de amizade é íntima o suficiente para determinada ação, embora eu não me enrole com tal situação, há muita gente que passa por um grande constrangimento...

O que ocorreu:

A primeira amiga, a que convidou, se desculpa, sutilmente sugere que talvez pudessem fazer outra coisa... Contudo, o clima fica gélido e sem graça, tornando a situação constrangedora... Nada é feito, apenas que as duas amigas vão assistir ao filme e a terceira vai embora.

Muito chato e realmente desagradável... O que fazer em uma situação assim?

O que eu faria:

Primeiramente, além de ser uma pessoa educada e muito gentil, primo pela atenção geral e cuidados até extremos com àqueles que de certa forma estão sob minha responsabilidade, ou seja, se eu convidei, sou responsável pelo bem estar e pelo cuidado com meus convidados, então, mesmo que minha terceira amiga não tenha confirmado a presença, ou não tenha chegado junto comigo, eu teria ligado para ela no momento em que iria comprar as entradas antecipadas, a fim de garantir seu lugar. Caso não tenha conseguido contato, teria explicado a situação para minha segunda convidada e de duas opções eu escolheria uma: ou eu esperaria a terceira convidada chegar para resolvermos o que fazer juntas, ou compraria três entradas, mesmo correndo o risco de perder uma delas caso minha terceira convidada não aparecesse, pelo menos não seria constrangedor e eu ficaria mais tranquila em qualquer situação...

Porém, ainda há outro ponto: Eu como convidada, tenho como princípio, confirmar ou não a minha presença em qualquer evento, para que não ocorra nenhum contratempo, também sou muito pontual com meus compromissos, como também, tenho total liberdade com minhas amigas, para que não me sinta magoada ou magoe se uma situação assim acontecesse... Se não fui delicada confirmando minha presença e não tive entrada para a sessão, então, 'dancei' e a culpa foi minha... Poderia ter sugerido um outro passeio para não ficar de fora, mas isto seria para o caso de todos não estarem muito ansiosos com a programação, caso contrário, sigo meu rumo sem problemas... Situação muito dificil de acontecer, visto que se costumo ser pontual e confirmo minha presença, não passaria por isto, certo? Mas há muitos que passam e é muito chato!!!

Segunda situação:

As meninas combinaram domingo, às 14h no shopping para passearem juntas e irem ao cinema, sem definição prévia do filme e da sessão, mas 14h era a hora marcada...

Todos os filmes interessantes começariam a partir das 15h. Embora já estivesse pronta as 13:30h, uma das meninas resolveu ligar para as outras meninas a fim de escolher um filme e assim ter uma ideia do horário que iria retornar para casa...

Para surpresa, uma das amigas estava doente, a outra não teria como ir, e a terceira não atendia ao telefone, o que fazer?

Primeiramente, é muito indelicado, para não dizer falta de educação, não avisar as amigas que não vai comparecer ao encontro, imagine você chegar ao local e ficar esperando todo mundo e não ter ideia que não iriam chegar!

O que você faria?

O pior da situação é que havia uma quarta amiga que não tinha acesso aos contatos, então ela correria o risco de ir ao encontro e ficar sozinha, o que é muito chato e muito inconveniente...

Quando marcamos um encontro, temos como normas de etiqueta, informar aos outros o não comparecimento com tempo hábil para uma reorganização. Também não é nada simpático 'furar' com seus amigos tendo em vista que temos celular, e-mail, msn, facebook e outros mil meios de comunicação ativos e fáceis, além do telefone de casa, do vizinho, da polícia!!!

Foi enviada uma mensagem de texto para a quarta amiga, que não tinha contato, ou melhor, não atendia ao celular, assim ela iria saber quem tentava a comunicação, caso não reconhecesse as inúmeras ligações feitas.

Mas sabe o que é mais chato? É não retornar à ligação de uma pessoa que tenta várias vezes nos contatar, isto contando que havia um encontro marcado, em outro caso, fica livre querer ou não retornar, pode ocorrer de ser uma ligação de um chato, né?

O mais aborrecido é a preocupação em querer avisar uma pessoa do cancelamento e após inúmeras tentativas, acontecer de conseguir contato e essa pessoa simplesmente dizer que não iria, ou seja, nem sequer se preocupou em avisar que não iria enquanto ficávamos preocupados com ela...

Bom, amigas são amigas, há de todas as formas e estilos... Umas são mais responsáveis, outras nem tanto, umas são educadas, outras nem tanto, algumas são muito mal educadas... Mas  independente do tamanho da amizade, da intimidade, da simplicidade ou formalidade, devemos respeitar e considerar que muitas vezes acontecem imprevistos, mas se combinamos, devemos sim, descombinar quando necessário... Temos todos os meios possíveis para isto e hoje em dia não dá para deixar assim mesmo, tudo anda tão perigoso, coisas ruins acontecem em qualquer lugar, não querendo ser pessimista, mas se combinou e não deu, avisa que não deu, e se combinou, compareça no horário...

Os dois casos não aconteceram comigo, mas com pessoas conhecidas...





4 comentários:

  1. Karla, adorei sua visita no meu blog. Apareça sempre! Tem muita coisa interessante e fofa no seu blog... dei uma boa espiada nele. Vou voltar sempre! Beijos, Gi

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!!
    Vim avisar sobre a participação no sorteio, é necessário fazer um post para participar, ou divulgar na barra lateral
    Depois que vc fizer o post me avisa que eu edito a sua entrada ao inves de deletar,ok?
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  3. tudo certinho
    boa sorte no sorteio
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...