É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

26 de março de 2011

PAP do ATC Boas Vindas... Para Scraplounge...

Olá meninas, hoje vim apresentar o PAP de um ATC. 
Fazer ATC  é uma atividade que gosto muito e observo que há muita adesão pelos Blogs e Feiras, resolvi fazer este PAP tendo em vista algumas dificuldades que tive quando fiz meus primeiros ATCs e que instintivamente fui descobrindo e também porque minha amiga Adriana inspirou-me com o tema...

Antes de iniciar, quero explicar o que é um ATC da forma como  são usados no Scrapbooking.
Sugiro entrar nos links a seguir, para que possam conhecer um pouquinho de sua história:

"Artist Trading Card são miniaturas de obras de artes do mesmo tamanho de cartões de beiseball moderno, 2,5 x 3,5 polegadas ou 6,4 x 8,9 cm. É o tamanho perfeito para caber dentro do padrão de cartão de bolsos. A tradução mais correta do que significa ATC é “artistas trocando cartões”. Mas, na verdade, não são cartões e sim amostras de artes. Embora tenham começado com artistas modernos, especialmente entre pintores, tem tomado conta do mundo do scrap e virado uma verdadeira febre no Brasil. O objetivo dos ATCs é a coleção e a troca, não tendo fim comercial". (Créditos para  Artist Team Club)

Para a base dos meus ATCs, uso sempre algo mais firme que não deforme ou rasgue, principalmente quando fazemos 'troquinhas' e  enviamos pelos Correios, mas não pode ser grosso porque o ATC fica muito alto com as laterais à mostra, o que não é bonito...

Gosto de usar àqueles papelões que sempre vem protegendo as folhas plásticas dos álbuns, capa de caderno de desenho, até caixinha de remédio...
Vamos reciclar, reutilizar, reinventar!!!
Após fazer o corte com as medidas especificadas, 6,4cm X 8,9cm, já separo o papel que usarei na base, normalmente uso um papel liso, mas não há especificações, a criatividade é o lema.

Corto duas vezes, para que meu ATC tenha frente e verso.
Tenho várias fitas dupla-face com larguras diferentes, mas eu prefiro usar a que tem 1 cm, faço três tiras nos dois lados e pronto, fica bem certinho. Normalmente corto o papel de fundo um pouquinho maior, porque no momento de colocá-lo na base pode ficar um pouco tortinho nas pontas, e isto que facilita no momento que vou apará-lo.
                                               Agora vamos à criação da obra!!!
Confesso que não preparo antecipadamente os materiais que irei usar, apenas preparo o motivo do tema e vou pegando o material necessário na medida que vou fazendo meu ATC, o que neste caso específico era as Boas Vindas para a Dani (Momento Divertido), então a minha base para criação foi o mapa de Brasília... 
 Este mapa eu imprimi em um papel mais firme,
 escrevi "Bem-Vinda" e "Capital Federal" e imprimi em papel vegetal.
Passei a carimbeira marrom nas pontas para dar uma envelhecida, quase não dá para notar porque a impressão tem um fundo pálido, quase um salmão... Mas faz uma diferença no trabalho... 
Colei as frases em papel vegetal com um pinguinho de cola, observem que ficam aparecendo, mas vamos dar um jeito nisto! Não dá para colocar fita, marca muito mais e o 'jeito' final fica muito feio! Pode-se usar bailarinhas, quem gosta usa grampos coloridos (com grampeador pequeno), mas particularmente não gosto...
Cortei duas tirinhas desse papel de bolinhas e
já dei um 'jeito' em duas marquinhas da cola...
Lembrei-me que tinha um colar cheio de cristais daqui do Centro-Oeste e como não uso, pensei: - vamos reutilizar!!! Cristais sempre são fonte de energia, purificação e bons fluídos!!! Um pouco do que desejo para a Dani... A pedrinha transparente é para desejar Paz, a lilás é Saúde e Tranquilidade e a verde é Esperança... (Desculpem, eu, como ótima fotógrafa, peco na visibilidade dos detalhes... prometo melhorar!!!)

Vamos pular para a parte de trás do ATC, que é muito importante e eu nunca vi uma foto desse lado do trabalho. Posso estar errada, mas eu já procurei em vários lugares e não achei, apenas as informações teóricas que colocarei aqui, com os devidos créditos para Artist Team Club.
 "Na parte de trás de cada ATC o artista escreve parte ou a totalidade (preferencialmente) das seguintes informações: nome, informações para contato, título da ATC e número – caso ele tenha sido feito em série ou em uma mesma edição (08/01, 08/02 ...).
Por definição ATCs são feitas em números limitados, muitas vezes, não mais que de um tipo. ATCs únicos são chamados originais; conjuntos de ATCs idênticos são chamados de edições e são numerados; conjuntos de ATCs são baseados em um tema, mas que são diferentes são chamadas de série. Não se deixe intimidar pelo conceito de pequeno ou edições originais".


Vamos continuar a criação...
Descobri esta tinta na gaveta da Babi, ela é prata, mas na cor de um preguinho, está novinha e eu me aventurei usá-la e dar um 'jeito' bem legal no ATC, então voilà, um pinguinho aqui e outro alí, resolvido meu probleminha...
Mas tudo é permitido, basta criatividade e sorte para achar algo legal escondido em casa!!!

Colei o mapa com fita banana para dar realce...
Percebem também os meus pinguinhos de tinta metálica?
Ela só tem uma coisa chata, demora muito para secar,
quatro horas no mínimo, por isso eu pulei para a parte de trás do ATC e deixei para colar o mapa e fazer os pinguinhos por último!

Espero que gostem das dicas, não há mistério, apenas criatividade e um pouco de paciência!
Agradeço à turma do Artist Team Club por tantas dicas excelentes, à Adriana que me inspirou na criação deste PAP, à Dani que é uma pessoa muito especial e que tive o prazer e o encantamento de conhecer e à todas vocês que fazem parte da minha histórinha... Obrigada!!!

PS: ATC é masculino ou feminino? Eu costumo usar 'O ATC', mas há quem os chamem de 'A ATC', se eu estiver errada, me desculpem, aprenderei e farei as devidas correções, até lá, eu vejo meus ATCs como 'Os meus Cartões"...

Um comentário:

  1. Amoooo!!!!!!!!!!!!!
    Esse ATC guardarei a 7 chaves dentro do meu coraçâo, em breve num álbum que farei para minha coleção!

    Bjs, te adoro!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...