É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

12 de março de 2011

Jóias da Capital

A ideia destes ATCs surgiu a partir da divulgação da Feira em Brasília agora em março, como a turma gosta de fazer troquinhas, resolvi participar. O tema escolhido foi 'Jóias da Capital'. Brasília, além de ser a Capital Federal é minha cidade natal e um lugar muito especial. Contudo, há uma falsa interpretação quanto sua idoneidade social, interpretação que confesso, me deixa muito triste chegando até a irritabilidade. Claro que há muita coisa errada, normal em todas as cidades, mas taxar minha cidade como antro da corrupção é bem discriminatório e irreal. Por ser a Capital do País, lugar onde a política é vigente, não se pode generalizar, porque acreditar que Brasília se resume ao Congresso é obter o diploma de mal informado chegando ao estágio máximo de pobre cultural. Essa minoria que estampa as páginas dos jornais e as telas dos noticiários da TV nem mesmo habitam a Capital, passam por aqui e deixam sua sujeira, fazendo com que todos acreditem que aqui seja o lixão do País... Porém, devemos compreender que a culpa por isso é de toda a população eleitora do País, por que se soubéssemos votar com responsabilidade, teríamos um país grandioso não apenas em extensão, mas um país organizado, justo e melhor para todos.
Aqui em Brasília as pessoas são mais politizadas, as crianças e jovens já participam de discussões políticas naturalmente, nas ruas, nas escolas em rodas de conversas, mas não são ativistas políticos, apenas é comum, há uma consciência política natural.
Falando de Monumentos, há algumas divergências que são muito importantes, como é uma Capital tombada como Patrimônio Histórico Brasileiro, eu particularmente não sou fã do arquiteto Oscar Niemeyer, vislumbrar os monumentos é bem diferente de trabalhar dentro de um deles, o que torna um problema quando temos que estar oito horas dentro de um ministério, porque não há iluminação e ventilação natural, em nenhuma hora do dia ou da noite, são vinte e quatro horas com ar condicionado e luzes elétricas ligadas, além de ser um risco em caso de sinistro, porque não há por onde escapar se você estiver na última sala, no final do enorme corredor.

Mas falando de espaço, é uma beleza, com enormes espaços gramados, muitas árvores e jardins. O verde é a cor predominante por onde passamos, abrir a janela de casa e ver árvores dançando ao som das canções de diversos pássaros, o Sol brilhando forte, o horizonte é visível em qualquer lugar da cidade, assistir ao nascer do dia não é privilégio de ninguém, o pôr-do-sol é vislumbrado por todos igualmente, o céu da Capital é um encantamento diário... Até em tempo de seca, quando a cor verde dá espaço ao terroso, o céu continua lindo.
Viver em Brasília é muito confortável, mesmo com trânsito intenso, tenho várias opções de trajeto, sempre busco caminhos diferentes para ir e vir, tornando assim prazeroso e com novas possibilidades de vislumbrar paisagens diferentes.

Embora a opção por um automóvel não seja um mero luxo, os trajetos que percorro diariamente se tornam mais rápidos e tranquilos, permitindo que eu aproveite melhor o dia sem perder parte dele parada no trânsito.

A vida noturna é intensa e com várias opções que até a algum tempo era pouco conhecida e divulgada, embora não tenhamos ‘esquinas’, as opções de lazer e saideiras são muitas, a gastronomia é diversificada e muito prestigiada. Entramos para a rota cultural dos grandes shows e espetáculos, inclusive com importantes eventos culturais. O título de Capital do Rock, na década de 80, permanece vivo e intenso, os eventos musicais são diversificados atingindo todos os grupos e contribuindo muito para a cultura do país.

O mais interessante são as oportunidades culturais e sociais que chegam para nossos jovens e idosos, que são mais ativos e participativos, tornando-os cidadãos críticos, favorecendo e contribuindo para uma nação mais democrática.

Poderia ficar aqui escrevendo sobre minha cidade, a Capital Federal, mas deixo a oportunidade para que todos possam vir conhecê-la, não apenas através de uma agência de turismo, mas se puderem vir como apreciadores do dia-a-dia comum, poderão ter a oportunidade de conhecer um lugar onde existe qualidade de vida, simpatia e educação. Aliás, quem nasce em Brasília é Brasiliense... Candangos são àqueles que vieram para cá em sua construção... Meus pais eram Candangos, chegaram aqui em 1960. Conhecer Brasília além de seus Monumentos é compreender que no Planalto Central há vida ativa e feliz, produzindo e participando da cultura e socialização, empreendendo e abrindo as portas do País!!!

8 comentários:

  1. Ei Karlota!!!!!
    Que post mais mais mais que tuuudo!!!
    Adorei!!!

    Poderia ficar por tempos aqui lendo tudo que escrevesses... pois adoro o jeito como escreves...

    Um big kiss amiga!!! bom findi...

    ResponderExcluir
  2. Que lindos os cartões!!! Sempre quis conhecer Brasilia, quem sabe um dia eu vou com minha gatinho e meu maridim. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Karlota!!!!
    A troquinha do ATC eh com o desafio monocromatico, sim!!!!
    Amanha posto as duplinhas!!!!!
    bjossssss

    ResponderExcluir
  4. Karlota, fiquei super feliz com sua visita!Primeiro porque você foi gentil no seu comentário e isso me incentiva; mas, o principal foi a oportunidade de te conhecer e conhecer seu blog que achei incrível!!!
    Adorei esta postagem sobre a sua cidade;conheci Brasília em 1969, fui com minha turma da Faculdade...acredita, fomos de trem!...ficamos num Anexo...a cidade ainda estava bem "crua", perto do que vemos hoje.
    Gostei muito da forma como você "defendeu-a"!!!
    Adorei os ATCs...pena que não vou ao evento aí e não terei a chance da troquinha...
    Enfim, foi muito bom te conhecer e conhecer seu trabalho!
    Abraços
    Marlei

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Karlota, já sei qual a música que lembro de vc e de seu blog, Ingrid Michaelson (Be ok)
    Passando tbm para lhe dar um selinho que recebi da querida Erika( Barquinho de papel) vou colocar o seu site, mas não sei se vou postar direitinho, passa lá.
    Bjão e fique com Deus e boa semana. Eliane.
    www.sonhoearteeliane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi querida.
    Como gostaria de ir nesta feira, impossível este ano.
    Conheço Brasília, meu pai, militar, morou alguns anos e adorava ir visitá-los.
    A cidade realmente é linda e tem uma noite maravilhosa.
    Conte tudo da feira depois para nós.
    Bjo enorme querida.

    Estou muito feliz em paricipar do Lounge em tua companhia e da Adriana.
    Bjs!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Karlota! sou sua parceirinha de troca no ATC... e pelo que vi, também do Scraplounge!
    Gostei muito do seu blog, já estou seguindo, ficarei atenta às novidades...
    Mande um e-mail com seu endereço... o meu é keizebonacina@hotmail.com
    Bjs!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida Karla fiquei tão contente de poder participar do time de Design Team do Lounge com vc e com a querida Jaluza ainda mais sabendo que nós duas somos de Bsb.
    Também irei participar da troca de ATCs na feira quem sabe eu não serei a sortuda que ganhará estes trabalhos belíssimos!!!
    Bjsss e muito sucesso.

    ResponderExcluir

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...