É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

30 de outubro de 2009

Papo de Menina: Boas Maneiras - Apresentações

Tem coisa pior que estar à mesa e ver àquelas pessoas ao lado ou até na mesma mesa, comendo de boca aberta, falando com a boca cheia de comida? Há também situações em que nem são horríveis de se ver, mas são complicadas de administrar, como por exemplo: como apresentar alguém, o que dizer quando somos apresentadas, como se comportar em eventos sociais ou na casa de alguém que não temos muita intimidade?



Viver em sociedade exige certas atitudes essenciais para sermos aceitas e que fazem parte de nossa cultura. Pode parecer ‘frescura’, exagero, mas na verdade, educação é uma coisa muito importante e fundamental para nossa convivência social e também familiar.


Devemos entender que boas maneiras são atitudes simples e que se tornam naturais quando se integram ao nosso cotidiano, então, aqui darei dicas simples para ajudar nas dúvidas.


Uma situação muito comum e que observo diariamente é num cumprimento básico, numa apresentação simples, quando alguém chega e vai ser apresentado ao grupo, ou mesmo quando alguém chega até você para te cumprimentar, o que fazer?


Em qualquer hipótese, a forma de cumprimentar é o primeiro contato que nos permite captar o nível de educação do nosso receptor e mostrar o nosso. No cumprimento com a mão, o olhar deve estar direcionado à pessoa cumprimentada, com um sorriso e cordialidade, não olhe para outra direção enquanto está cumprimentando alguém, seja firme e espontânea e breve. Numa apresentação, ouça o nome da pessoa, se não entendeu, peça para repetir, apresente as pessoas sempre de forma simples, porém, devemos seguir uma ordem hierárquica, o mais novo para o mais velho, o menos importante ao mais importante, a mulher solteira à mulher casada e o homem é apresentado à mulher. O correto é a mulher estender a mão primeiro, um cavalheiro só beijará a mão de uma senhora casada, nunca de uma solteira. Se estiver sentada, não se levante ao cumprimentar um homem, a não ser quando a pessoa for bem mais velha ou você for a anfitriã, então, deverá estar pronta para receber todos os convidados.


Cabe aos anfitriões faz as apresentações e é muito simpático fazer alguma observação sobre a pessoa que está sendo apresentada.


Se estiver distante e avistar um conhecido, não fique se fazendo ver, poderá passar vergonha, um simples aceno de mão ou um discreto aceno com a cabeça são suficientes, isso se você também for avistada.


Cumprimentos com beijinhos somente se for íntima da pessoa cumprimentada, na melhor das hipóteses, não dê beijinho encostando a boca no rosto da outra pessoa, um leve encostar de faces é o correto.


Em todos os casos, cumprimente sempre com um sorriso no rosto e cordialidade, mesmo ao telefone, quando você sorri, sempre transparece sua simpatia, mesmo ao telefone, é mais agradável escutar um alô sorrindo, tem muita diferença, faça o teste!


Lembrete extra: Se esquecer o nome da pessoa que irá apresentar, pergunte antecipadamente seu nome e se desculpe pelo esquecimento, pior é não apresentar ou fazer uma apresentação sem nomeação, lembre-se que todos nós temos um nome e gostamos de ser chamadas por ele.


O que nunca devemos fazer: Chamar uma senhora ou uma moça de mulher ou dona – ‘vou falar com a mulher’, ‘Vou perguntar pra’quela dona’. E por favor, não chame uma pessoa que acabou de conhecer de ‘Tio ou Tia’ e nunca chame a outra pessoa de psiu, coisinha ou cutucando seu braço.


O que dizer: ‘Olá, como vai’, ‘Muito prazer’, ‘Foi um prazer conhecê-lo’, ‘Até breve’. Ao se despedir de alguém, não fale: - ‘Desculpe por alguma coisa’, se você cometer uma gaf, fizer alguma coisa de errada ou acidentalmente, peça desculpas no ato do sinistro, nunca na despedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...