É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

30 de outubro de 2009

Papo de Menina: Boas Maneiras - Encontrando com amigos.


É incessante essa coisa de Boas-Maneiras, mas é também, muito importante saber como se comportar socialmente, nada pior do que sair, encontrar, convidar alguém para a nossa casa que não tenha modos, certo? Mesmo quando são nossos colegas mais queridos. Independente de idade ou nível sociocultural. Nada mais horripilante do que conviver com pessoas mal-educadas, e isso não têm nada a ver com o nível socioeconômico. Boas Maneiras são fundamentais e precisamos nos esforçar para torná-las um hábito natural.



Já falamos de cumprimentos, então, falaremos de Bons Modos na casa dos nossos amigos e em família.


Mesmo na casa de nossos parentes e amigos mais íntimos, não podemos nos portar de qualquer jeito, um sofá é um sofá, não o confunda com uma espreguiçadeira, sente-se confortavelmente, mas não se jogue no sofá como se estivesse no seu quarto. Evite sentar-se ou deitar-se na cama alheia, se necessário, sente-se na beirada da cama e se estiver com bolsa ou mochila, pergunte antes, onde poderá colocá-la.


Não vá à cozinha sozinha e só abra os armários e a geladeira se solicitado ou se não puder ser servida, peça permissão para servir-se.


Diga sempre que necessárias todas as palavrinhas mágicas: ‘Obrigada’, ‘Por favor’, ‘com licença’...


Mesmo numa lanchonete ou restaurante, agradeça ao garçom todas as vezes que for servida. Cumprimente os empregados, inclusive os recepcionistas, zeladores, secretários do lar, afinal, eles também são ‘gente como a gente’, é delicado e educado. Nada pior e mais deselegante que entrar numa residência ou estabelecimento comercial e não cumprimentar as pessoas que estão ali, passar como se fossem pilastras ao seu lado.


Ao sentar-se à mesa, após indicado o seu lugar, aguarde o anfitrião primeiramente ser servido e então se sirva. Não fique largada na mesa, como se estivesse exausta e aborrecida, mantenha uma postura confortável e elegante, sem colocar os cotovelos encima da mesa. Se tiver guardanapo de pano, já o coloque no colo. A cada momento que for beber alguma coisa, limpe os lábios suavemente, o guardanapo não é uma bucha de banho, ele só deverá ser usado levemente para não sujar ou engordurar o copo.


Só coma algum alimento com as mãos, se observar os anfitriões fazendo o mesmo, mas aguarde e tenha ‘noção’ de que apenas alguns alimentos são passíveis desse procedimento.


Faça o mínimo de barulho possível ao comer, não bata os talheres no prato e nem devolva o copo à mesa com força.


Se deixar cair comida sobre a toalha de mesa, recolha com o talher e coloque no cantinho do prato, se a comida cair no chão, aguarde e assim que possível recolha.


Somente se retire da mesa, se todos já tiverem terminado e sempre peça licença, ofereça ajuda para retirar a mesa e só o faça com permissão.


Ao se despedir, agradeça com um sorriso e aguarde os anfitriões abrirem a porta para você sair.


E então, você será sempre lembrada pela elegância e gentileza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...