É um prazer tê-lo aqui...

É um prazer tê-lo aqui...

Seu Comentário me deixa Feliz!!!

20 de maio de 2011

Papo de Menina - Sopa de Letrinhas...

Não sou profissional da escrita, nem tão pouco professor de português, mas sou uma pessoa que se esforça para fazer direito, principalmente escrever... Claro que erros existirão em todos os mundos, mas não podemos deixar que ridicularizem nosso idioma escrevendo errado...

Num mundo globalizado, onde a tecnologia domina nossos lares e todos os lugares aonde vamos, não podemos deixar que os vícios da escrita nos dominem, descaracterizando todos os nossos ensinamentos ou o pouco que ainda temos de uma língua tão difícil, mas tão bonita!

E então eu vou colocar um pouco do que vejo, escuto, leio e não compreendo...

Em minhas andanças pelos sites e blogs da vida, me deparo com um problema que anda se tornando uma constante, deixamos de escrever corretamente, abreviando palavras, engolindo letrinhas, separando as sílabas de forma grotesca e ainda abusando de símbolos gráficos como se fossem novas palavras... Não culpo pelo exagero, afinal não daria para expressar tantos sentimentos apenas com um pontinho, né?
Bom, o papo é chatinho, mas estou um pouco decepcionada com o que ando encontrando pelo mundo tecnológico, afinal, temos corretor ortográfico, nem precisamos de borracha, é um clic aqui e outro acolá, simples assim...
Precisamos encarar que estamos deixando de lado uma coisa que é muito importante, o nosso português!!! Pesquisas apontam para os problemas que esta geração já apresenta na escola, no trabalho, em todos os lugares onde é preciso escrever, saber escrever... Virou moda receber e-mails com as pérolas dos vestibulares, redações absurdamente ilegíveis, não apenas pelas letras horríveis que nossos jovens possuem, tendo em vista que quase não escrevem mais com lápis e papel, caderno de ortografia é coisa do passado, acho até que quase ninguém sabe para que servem, mas o maior problema são os erros bárbaros com o nosso precioso português... Pessoas super qualificadas tecnicamente não conseguem emprego, porque quando precisam fazer a entrevista não sabem falar direito e se solicitam que façam uma redação, a coisa fica feia... Outro dia saiu no noticiário que as empresas estavam fazendo ditado nas entrevistas para emprego e para surpresa de todos, os candidatos não passavam... Nem vou comentar os absurdos que encontramos nos papos das redes sociais, não existe mais uma palavra completa, tudo se resume em abreviaturas grotescas...
A situação está tão feia que vejo Blogs de pessoas de nível social elevado, com cursos superiores, algumas doutoras, e no primeiro parágrafo do texto postado, não consigo ler até a segunda linha, devido aos inúmeros erros ortográficos e falta de clareza.  Precisamos colocar em nossa vida uma coisa chamada responsabilidade ortográfica, não é possível acreditar que podemos ter um Blog, um site e não ter responsabilidades, afinal, a partir do momento em que colocamos no ar uma postagem, ela se torna pública, várias pessoas passarão por ali e irão ver o que publicamos. Eu me sinto envergonhada quando faço uma postagem e depois encontro um erro... Corrijo na hora!!! Não sou a perfeição, cometo milhares de erros, mas eu me preocupo muito com a qualidade do meu texto, com a ortografia e tudo que está no meu Blog.
Peço desculpas se por ventura encontrarem alguns errinhos em minhas postagens, mas com certeza, tenho a consciência de que ao escrever, tomei bastante cuidado e tive muita responsabilidade com o conteúdo e com a forma como escrevi cada linha. Vamos prestar mais atenção e tentar sermos  mais cuidadosas em nossos espaços, nossos Blogs e sites levam consigo a nossa mensagem, muito do que somos e principalmente, a responsabilidade que devemos ter com nossos visitantes...
Não estou falando de palavras que usamos para descrever um sentimento ou a quantidade de (...) ou (!!!) que usamos, eu sou uma que adora usar as reticências e a exclamação, é como se eu mostrasse com elas a minha alegria e entusiasmo, mas estou falando de (vc) e a ortografia erradona mesmo, tipo (esclamassão) e outras torturas linguísticas que já me cansei de ver, o duro é que fica parecendo que a pessoa não teve qualquer cuidado, nenhuma atenção mesmo, que somos tão insignificantes que não merecemos nenhuma consideração ao visitar seu Blog ou site...
Eu parto do princípio de que meu Blog é parte da minha casa, se convido minhas amigas para visitá-lo, ou mesmo, se deixo aberta a porta de entrada, entende-se que todos serão bem-vindos e encontrarão alí, a casa arrumada e limpa e muito carinho e respeito, certo?
Então é isso, eu precisava 'desabafar', porque a tendência é piorar e piorar, eu quero crescer e aprender todos os dias e primo pela qualidade do que aprendo e ensino.
"A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo?"
                                                 Luis Fernando Veríssimo




2 comentários:

  1. Ótima colocação e parece que é exatamente isso que o sistema quer,pessoas alienadas apenas com perspectivas de sobrevivência!beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei esse post! Realmente, é isso mesmo... Canso de ver em blogs, e sites mesmo, erros bizarros, e as pessoas ainda acham que "digitar rápido" é desculpa pra cometer erros ortográficos... Mesmo que fosse, e os erros de concordância? Eu mesma só uso abreviações no MSN, no meu blog eu prezo pelo bom português.
    Inclusive tem uma amiga minha que tá escrevendo um livro e pediu pra eu revisar o texto pra achar os errinhos. Acho que se as pessoas lessem mais um pouco, não ia ter tanto analfabeto funcional por aí.
    São poucas as regras de gramática que eu SEI explicar, a maioria eu vou pela intuição, porque me acostumei a ler daquela forma em livros.
    Tá, esse comentário já tá enorme.
    Votei no seu blog, ok?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Receber seu comentário me deixa muito feliz, obrigada!!!
Não se esqueça de assinar para que eu possa saber quem me deixou mais feliz!!!! Bjim...